sábado, 20 de julho de 2013

Sintomas Mentais, realidade ou ilusão?

    Atualmente, na farmacologia clássica, pouco se fala dos sintomas mentais causados por certos medicamentos (com exceção de medicamentos para transtornos psicológicos). Porém, antigamente isto era bem comum, desde a Grécia antiga até a época em que surgiu a Homeopatia. A homeopatia se criou baseado em vários princípios, e um deles são os sintomas mentais (um tipo de perfil psicológico do que acontece com a pessoa durante a exposição a certa planta, mineral ou até mesmo partes de animais). Além dos sintomas mentais, outros sinais e sintomas indicam a escolha terapêutica quando se trata de homeopatia, a individualização do tratamento é algo essencial para seu uso.
   A grande questão, que transcende a homeopatia e até mesmo a farmacologia clássica, é que essa individualização levou a estudos aprofundados em relação ao ser humano e o uso de substancias. A homeopatia usa a lei dos semelhantes "Similia similibus curantur" de hipócrates), que nada mais é que tratar alterações de saúde com uma substancia que causa exatamente os mesmos sintomas (em doses minimas, se quiser saber mais sobre o assunto procure "Hahnemann", que foi o médico alemão idealizador da homeopatia). Para isso foram necessários estudos aprofundados sobre as alterações causadas por algumas plantas, animais e doenças, e assim podendo traçar um perfil de cada paciente. Com esse estudo aprofundado, notaram-se sintomas que levaram a um perfil dos pacientes que usavam tais substancias. 
   Com isso chegaram-se a estudos de alterações mentais causadas por intoxicações, por plantas e doenças. Quem nunca teve uma febre e delirou um pouco sobre algo? Será que esse delírio é diferente em todos, ou existe um padrão? Os estudos relacionados aos "ativos" usado na homeopatia demonstram alguns padrões, inclusive nos sonhos. E esta é a motivação deste post: Os sonhos causados pelo uso de certas substancias.
   Indo ao que interessa, abaixo estão algumas substancias comuns (com uma breve descrição da substancia), e os principais sonhos quando ministradas em pacientes saudáveis. Lembrando que todos os 'ativos' citados abaixo são usados em medicamentos homeopáticos.



 ATROPA BELLADONNA

É uma planta de vários usos, ela é usada como fitoterápico e sua indicação terapêutica é como antiasmática, , Calmante , Diurética, Midriática(dilata a pupila, exames oftalmológicos) e Relaxante muscular. Desta planta se tiram os princípios ativos atropina (usado na farmacologia clássica para reverter efeito de organofosforados, arritmias e outros usos) e a escopolamina (principio ativo do buscopan).

 O uso desta planta tem como característico o sonho de queda brusca.





LICOPODIO (L. Clavatum)

   É uma planta prostrada com esporos, indicada pela terapêutica clássica como diurético principalmente nas afecções geniturinárias (cistite, ureterite, uretrite, pielonefrite, oligúria e urolitíase); hiperuricemia; gota; hipertensão arterial; edemas; sobrepeso; retenção de líquidos; espasmos gastrintestinais.
   O uso desta planta causa sonhos eróticos; anéis com assassinatos, atos de dia ou de acidentes fatais. 






PULSATILA (P. nigricante ou pratensis)

Pulsatilla vulgaris"Raymond – Hamet, em 1927, em experiências fisiológicas com a Pulsatilla, concluiu que suas preparações levam a uma hipotensão de origem vascular com uma vasoconstrição renal ligeira." Pode ser usado para tratamento de hipertensão arterial (vulgo pressão alta), porém, não é comum este seu uso.
    O uso desta planta causa sonhos ansiosos, pior deitado no lado esquerdo



 

   Na homeopatia é comum o uso do próprio patógeno para tratamento de doenças infecciosas, portanto, foi preciso elucidar o perfil de pacientes com certas doenças. Abaixo 2 doenças descritas pela experimentação.

TUBERCULOSE (Cultura de Mycobacterium tuberculosis)

   "É uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis." 
   Pacientes com essa doenças apresentam pesadelos, ou sonhos de vergonha.

GONORREIA (Gonococcinum)
   "é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, ou gonococo"
   Pacientes com esta doença apresentam sonhos assustadores, com fantasmas, mortos, beber ou andar.

   Assim como o uso do próprio patógeno é comum, também é comum o uso de alguns minerais e partes de animais, abaixo está os sonhos relacionados a administração desses minerais e partes de animais a pacientes saudáveis. (em forma de tabela, para não prolongar mais o post).




E com isso termina mais um post! Espero que tenham gostado, fui mais direto ao ponto neste, porque é um assunto bem longo, e precisa de algumas contextualizações. Quem quiser ler um pouco mais sobre o assunto ou se aprofundar no ambito da homeopatia segue o link de uma monografia de 2008 (Patricia Jorge Alves) da Universidade Federal de Viçosa.
http://luzeconsciencia-patricia.blogspot.com.br/p/o-universo-fascinante-do-homem.html

O próximo post terá o tema "Efeito rebote de medicamentos comuns, quais são as implicações disto no nosso dia a dia?"



Nenhum comentário:

Postar um comentário