segunda-feira, 15 de julho de 2013

O potencial da canja de galinha em diminuir os sintomas do resfriado.


   Inaugurando oficialmente o blog, trago uma receita de vó. Você, após uma diversão exagerada acaba por desenvolver um resfriado, ou por outros motivos (qualquer um, seila!). Mas, por coincidência neste mesmo dia você visita sua vovózinha querida, e descobre que ela foi comida pelo lobo mal, e ela nota seu nariz escorrendo, e você reclama de dores no corpo. O que ela diz? "Netinho lindo, te farei uma sopa de galinha e você vai ficar bom logo logo". Você toma para não fazer desfeita (ou é forçado por pressão psicológica, ou ela te bate mesmo) e nota que realmente seus sintomas diminuem. Seu corpo não dói tanto, seu nariz não escorre e ainda se sente melhor que a 10 minutos antes da sopa.

    Sua avó, sem saber nada sobre cascata inflamatória, sem nem ao menos saber o que é uma célula (bom, a minha é assim, não sei a de vocês) te deu uma cura. Pois é, realmente as sopas de galinha podem diminuir os sintomas da gripe. Isso foi comprovado por um MD (medical doctor), o Sr. Stephen Rennard, que fez a pesquisa na universidade de nebraska.

   O artigo vai além de simples diminuição dos sintomas. Ele comprova que a diminuição do processo inflamatório é estatisticamente plausível. Nele foram testadas varias receitas de sopa, contendo variados vegetais. Houveram variações, porém o estudo comprova que há diminuição do processo inflamatório. 

   Basicamente, quando se está gripado, seu corpo reage de duas maneiras a primeira é atrair células (principalmente neutrófilos, que são células inflamatórias importantes) para o local de inflamação, e a segunda é (simplificadamente) produzir anticorpos para inativar o vírus. A sopa de galinha, age inibindo a migração dos neutrófilos, causando uma diminuição dos sintomas associados a gripe.

   O interessante deste estudo, é que pode se supor que existem muitas substancias anti-inflamatórias na sopa de galinha. Os vegetais usados podem ser parte essencial disto, pois, eles tem algumas substancias que são anti-inflamatórias, porém, elas causam morte celular. Em sua apresentação na forma de sopa (com galinha, e outros vegetais) o potencial anti-inflamatório é mantido, porém, não a toxidade a nível celular apresentado pelos extratos dos vegetais (vegetal concentrado). A toxicidade diminuída pode ser associada a própria galinha, pois, esta pode inibir os efeitos tóxicos causados pelos vegetais, ou até mesmo agir diretamente nos neutrófilos, protegendo-os. 

   Porém, pelo estudo nota-se diminuição em vários sintomas, por isso pode se supor que a sopa produz efeitos além da migração dos neutrófilos.  O estudo foi feito in vitro (significa que não utilizaram pessoas, e sim culturas de células), porém, apesar das limitações, apresenta um potencial significativo e comparável a medicina tradicional, quando se trata de sopa de galinha.

   Com isso, notamos duas coisas: 1) nossa avó é realmente foda! 2) Devemos abrir nossa mente para os vários métodos de prevenção e cura que nossos antepassados usavam, assim, podemos desenvolver meios de ser saudáveis com os menores efeitos colaterais possíveis  Porém, não se deve esquecer a comprovação cientifica. Este artigo foi publicado com critérios, e utilizou uma metodologia cientifica de comprovação estatística  ou seja, não foi apenas testando. 

   Aqui está o link do site do pesquisador responsável pelos testes clínicos: Clique, ele está em inglês, mas tem um vídeo sobre os testes e as receitas utilizados. 

   No site também tem a seguinte receita:

"SOPA DE GALINHA RECEITA DA AVÓ
(Nota: Outras receitas de sopa de frango também são eficazes, incluindo muitas sopas de loja)

Ingredientes:

1 5 - a 6 quilos de galinha ou frango assado
1 pacote de asas de frango
3 cebolas grandes
Uma batata-doce grande 
2 nabos
11 a 12 cenouras grandes
5-6 aipo hastes
1 ramo de salsa
Sal e pimenta a gosto

Instruções:

1. Limpe o frango, coloque-o em uma panela grande e cubra com água fria. Levar a água a ferver.
2. Adicione as asas de frango, cebola, batata doce, nabo, nabos e cenouras. Ferva cerca de 1 hora e meia. Remover a gordura da superfície, uma vez que se acumula.
3. Adicione a salsa e aipo. Cozinhe a mistura cerca de 45 min. 
4. Remover o frango. O frango não é  mais utilizado para a sopa. (A carne faz excelente frango a parmesão).
5. Coloque os legumes em um processador de alimentos até que estejam bem picado ou passar através de um filtro. Ambos foram realizadas no presente estudo.
6. Adicione sal e pimenta a gosto.
(Nota: Esta sopa congela bem.)
Bolas matzoh foram preparadas de acordo com a receita na parte traseira da caixa de farinha de matzá (Manischewitz)."



Abaixo está um gráfico, que mostra as principais receitas e seu potencial em inibir a migração de neutrófilos:





   

Nenhum comentário:

Postar um comentário